SOBRE

A Ypióca  vem de uma tradição familiar que começou há mais de 160 anos atrás, quando Dário Telles de Menezes embarcou de Portugal com destino a Fortaleza, trazendo consigo o melhor dos destilados europeus, e instala-se em Maranguape, uma cidade cearense. 

Em 1846 deu início em um engenho e o chamou de Ypióca, que significa terra roxa na linguagem tupi-guarani. Com a produção artesanal, a aguardente de cana era produzida em pequena escala, e distribuída no mercado local, abastecendo as bodegas, eram vendidas em ancoretas, espécie de tonéis, isso até 1900.



Seguindo uma tradição familiar, a direção da empresa foi assumida pelo primogênito de Dário Telles de Menezes. Sem colocar de lado a importância por inovações nos processos de produção e de envasamento do produto, Dário Telles de Menezes adquiriu um engenho de ferro fundido em 1895, isso permitiu o aumento da produção, outro marco importante foi quando a bebida deixou de ser vendida a granel e se tornou disponível em garrafas de 600 ml.
Eugênia Menescal assume a direção da empresa logo após seu marido falecer prematuramente, ela conseguiu ser bem-sucedida na continuação dos projetos que Dário deixou, ela desenvolveu o primeiro rótulo da garrafa Ypióca.


Logo depois de Eugênia, o seu filho primogênito Paulo Campos Telles assumiu o comando da companhia, em 1924. Sob sua direção a indústria atingiu a produção recorde de 120 mil litros de aguardente, em 1931. Nos anos 50, Paulo tornou-se um verdadeiro homem de marketing, pois criou novos desenhos para o rótulo da cachaça, slogans famosos como: “No lar, no bar, em todo lugar. Ypióca.” Foi dele também a idéia de reposicionar a cachaça como uma bebida apreciada por sua qualidade, alçando-a ao posto de uísque. Em 1968 comandou a primeira exportação de uma marca de cachaça para Alemanha, tempo mais tarde para Japão, EUA e mais alguns países da Europa.








Além de ampliar e fortalecer a marca no Brasil e no mundo ele inova constantemente com o lançamento de novos produtos e a diversificação das empresas do grupo. Na década de 80 implantou novas destilarias e tempos mais tarde, investiu em quatro novas unidades para produção de cachaça. Logo depois inaugurou a fábrica de papel e papelão e indústria mineral Naturágua. Em 1996 lançou a Y-Plastic, em  2000 foi inaugurado o Complexo Turístico da Ypióca o Y-Park e em 2006 a BRfish foi lançada no mercado.

Ypióca"